Bolo Chiffon

Ingredientes para a massa: 
1 xícara de farinha de trigo;
1 colher de sopa de amido de milho;
3/4 de xícara de açúcar refinado;
3/4 da colher de sopa de fermento em pó;
1 pitada de sal;
4 gemas;
90ml de água;
90ml de óleo;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
4 claras;
1/2 colher de chá de cremor tártaro.

Ingredientes para o Buttercream:

3 xícaras de framboesas;
8 claras;
2 xícaras de açúcar refinado;
400g de manteiga sem sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Framboesas frescas para decorar.

Modo de Preparo:
Cubra o fundo de uma fôrma de 23cm de diâmetro com um disco de papel manteiga. Reserve. Preaqueça o forno a 160 graus. Em uma tigela peneire juntos farinha, amido, 1/2 xícara do açúcar, fermento e sal. Reserve. Em outra tigela bata as gemas, a água, o óleo e a baunilha. Junte a mistura de farinha e bata por 2 ou 3 minutos, até a mistura ficar clara e leve. Reserve. Na batedeira, bata as claras e o cremor tártaro até começar a espumar. Vá adicionando o restante do açúcar [1/4 de xícara], com a batedeira em velocidade alta, até conseguir um merengue brilhante e de picos firmes [uns 5 minutos de batedeira]. Adicione 1/3 do merengue à massa e misture vigorosamente para incorporar. Adicione o restante do merengue, em duas partes, mas agora misturando delicadamente, sem bater, em movimentos circulares e de baixo para cima. Passe a massa para a fôrma, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno.

Asse por cerca de 45 minutos ou até que enfiando um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Retire o bolo do forno, passe uma faquinha por toda a borda, para desgrudar o bolo da fôrma, e vire-o sobre uma gradinha. Inverta o bolo sobre outra gradinha e deixe esfriar completamente. Depois de completamente frio, use uma régua e uma faca grande de pão para medir e cortar o bolo em 3 fatias de mesma espessura. Reserve.

Prepare o Buttercream:
Triture as framboesas no processador ou liquidificador. Peneire para retirar as sementes e reserve. Em uma panelinha de fundo grosso misture as claras e o açúcar. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por uns 2 minutos ou até que o açúcar se dissolva completamente. Passe a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata em velocidade alta por pelo menos 10 minutos, até conseguir um merengue leve, branco, brilhante e completamente frio. Diminua a velocidade da batedeira para média e vá adicionando a manteiga, uma colherada por vez. A mistura vai parecer que desandou, mas continue adicionando e batendo que antes de 10 minutos ela começa a engrossar novamente e tomar forma. Se sua cozinha estiver quente demais, deixe a tigela na geladeira por 5 ou 10 minutos, depois de ter adicionado toda a manteiga, então volte a bater. Assim que o creme ganhar corpo, junte a baunilha e a framboesa e bata para ficar homogêneo.

Monte o bolo intercalando com o buttercream e decore o topo do bolo com pitangas de Buttercream e framboesas.
Atenção: esse bolo pode ser conservado na geladeira sem problemas, mas é preciso retirar pelo menos uns 15 minutos antes de servir, para que a cobertura amoleça.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *