Diferenças do chocolate

Você vai a uma loja e se depara com uma prateleira com diversos chocolates, e coberturas diferentes, mas qual é o produto correto para você?

Muitas marcas colocam informações abstratas sobre o produto, e você não percebe o que realmente está levando para casa. Há muitas diferenças entre sabor, qualidade, preço, e para que você não caia em uma furada explicaremos diferenças entre chocolate nobre, cobertura fracionada e cobertura hidrogenada.

 

Chocolate x Cobertura

Chocolate nobre (ou puro): As leis brasileiras determinam que para ser considerado chocolate, é preciso ter 25% cacau. Esse é o “verdadeiro” chocolate. É o mais saboroso e possui mais qualidade, e por consequência um valor mais alto que outros. Os outros tipos (fracionado/hidrogenado) são, na realidade, coberturas de chocolate. Para trabalhar com o chocolate puro e para se obter brilho e textura, é preciso usar a técnica de temperagem (ou choque térmico). Geralmente ele é utilizado para fazer recheios, por ter mais sabor.

Cobertura fracionada: É considerado inferior ao chocolate nobre, menos saboroso e possui menos qualidade. Esse tipo de chocolate possui adição de gordura vegetal. A textura é mais macia que o chocolate puro e mais aveludada que a cobertura hidrogenada. Não precisa passar pelo processo de temperagem. É indicado para banhar bombons, fazer casquinhas de chocolate, banhar pão de mel e outros tipos de decoração.

Cobertura hidrogenada: Esse é o pior de todos em termos de qualidade  e de sabor. É o mais barato também. Nas embalagens é indicado para moldar e rechear, mas ele é conhecido como “chocolate parafinado” ou “chocolate guarda chuvinha”. Possui gordura vegetal e mais quantidade de gordura total. A gordura vegetal é da soja. Geralmente utilizado para fazer granulados e confeitos. Os especialistas em confeitaria defendem que quem vai fazer um produto com qualidade deve evitar totalmente esse tipo de chocolate.

 

Sabores de Chocolate

Ao Leite: é composto por massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó.

AmargoChocolate muito pouco refinado, composto apenas por massa de cacau e manteiga de cacau. Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo.

Meio Amargo: Também apresenta coloração escura por não levar leite, mas contém açúcar, o que suaviza o sabor.

BlendMistura de ao leite com meio amargo.

BrancoFeito com manteiga de cacau, açúcar e leite.

Diet: É composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição do açúcar) e vanilina. O chocolate diet apesar de não ter açúcar em sua composição, eles são altamente calóricos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *