Pão de Mel no Potinho

Ingredientes:

 

Pão de mel:
240 ml (1 xícara) de leite
200 g (1 e 1/3 de xícara) de açúcar mascavo
150 g (1/2 xícara) de mel
250 g (2 xícaras) de farinha de trigo
40 g (4 colheres de sopa) de manteiga
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 ovos

 

Recheio:
600 g de doce de leite

 

Calda:
100 g (2/3 de xícara) de açúcar
200 ml (3/4 de xícara) de água
1 pau de canela
2 cravos da índia

 

Ganache de chocolate:
400 g de chocolate meio amargo
120 ml (1/2 xícara) de creme de leite pasteurizado
2 colheres (sopa) de manteiga

 

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. paodemel2Unte e enfarinhe uma assadeira retangular (usamos uma de 36 x 18 cm, dá pra ser numa de 30 x 20 cm também, por exemplo). Leve ao fogo o leite com o açúcar mascavo, a manteiga e o mel. Dissolva bem. Não é necessário ferver, só aquecer pra facilitar que tudo se dissolva. Quando estiver bem dissolvido desligue e reserve. Em uma vasilha peneire a farinha de trigo, a canela, o cravo e o fermento. Reserve também. Bata os ovos com um garfo ou batedor e misture ao leite com mel e açúcar. Lembre-se de o leite não deve estar tão quente para não cozinhar os ovos! Basta estar de morno a frio. Incorpore os ingredientes peneirados ao liquido, mexendo delicadamente até que fique homogêneo. Leve para assar por cerca de 30 minutos.

 

Prepare a calda: Coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve para ferver. Assim que ferver desligue e coe o cravo e canela.
Prepare a ganache: Leve o creme de leite para aquecer. Pique o chocolate e coloque em uma vasilha. Assim que o creme de leite ameaçar ferver, desligue e despeje sobre o chocolate. Aguarde 30 segundos e misture bem com uma colher ou espátula. Misture a manteiga gelada para dar brilho.

 

Montagem:

Corte o pão de mel do tamanho do pote, paodemelou em cubos, para facilitar colocar. Coloque o doce de leite em um saco de confeitar e a ganache em outro saco de confeitar. Coloque uma camada de pão de mel no fundo do pote, umedeça com a calda, coloque doce de leite. Repita essas duas etapas. Cubra com pão de mel, umedeça e por cima de tudo cubra com a ganache de chocolate. Sirva em temperatura ambiente. Rende 6 potes como os nossos (10 cm de altura x 6 cm de diâmetro). Pode ser guardado tampado na geladeira por até 5 dias. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *